Vocês conhecem as Pílulas do Conhecimento Pedagógico?
Este é um projeto de formação continuada, realizado pelo NEAD desde o início de 2021, que nasceu a partir de demandas surgidas em nossas Oficinas de Capacitação. 😊
Neste canal você poderá acessar os temas de forma individual. Um espaço de troca permanente com vocês, profissionais que atuam na área de saúde e na Educação a Distância do INCA.
Assista à "Live Horizontes - Princípios da Educação Online", em especial o trecho que vai de 34:24 à 1:03:45.
Vamos pensar o deslocamento da abordagem massiva para aprendizagem em rede e os princípios necessários da Educação On-line.
Separamos o artigo “Teoria da aprendizagem significativa na prática docente” e convidamos para a leitura do item 3 que dispõe sobre os tipos e formas de aprendizagem para Ausubel.
Referência:
SOUSA, C. O; SILVANO, A. M. C; LIMA, I. P. Teoria da aprendizagem significativa na prática docente. Revista Espacios. 2018. ISSN 0798 1015. Disponível em: https://www.revistaespacios.com/a18v39n23/18392327.html
Para compreender toda a dinâmica de funcionamento da aprendizagem em nosso cérebro, explicada no podcast, observe a imagem acima e veja a diferença entre APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA e APRENDIZAGEM MECÂNICA.
Para continuarmos as reflexões deixamos a webaula sobre a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Paul Ausubel, realizada por Cesar Roberto Pinheiro.
Toda a webaula é interessante para a compreensão da Teoria, mas gostaríamos de destacar alguns trechos imprescindíveis:
Boas reflexões!
Observe a imagem acima, referente à Teoria de Aprendizagem de William Glasser, e perceba que quanto mais o cérebro é mobilizado, maior a capacidade de aprender.
Vídeo - "Sala de Aula Invertida: uma metodologia ativa de aprendizagem"
Por: Prof. Dr. Sidnei Renato Silveira
Toda a apresentação é interessante, mas gostaríamos de destacar os trechos:
3:00 até 21:30
38:08 até 44:10
46:16 até 58:15
Boa aprendizagem!
Já pensou em aplicar a Metodologia Aprendizagem por Pares em suas aulas?
Vejam a entrevista concedida pelo Professor de Física e Física Aplicada de Havard, Eric Mazur, nela ele explica como mudou sua forma de dar aulas para fazer os alunos compreenderem melhor.
Já pensou em aplicar a Metodologia Ativa Estudo de Caso em suas aulas?
Confira a fala da Professora Maria Sgorbissa que traz reflexões e orientações importantes sobre o tema.
O professor João Mattar apresenta recursos e estratégias que podem ser utilizados no design da avaliação em Educação a Distância (EaD).
Veja no vídeo a matriz de avaliação em EaD (Como; Quando; Quem; Que; e Relatórios)
Para compreender cada categoria acesse os tempos demarcados a seguir:
Introdução do tema – 0:00 até 2:05
Como – 2: 06 até 4:04
Quando – 4:05 até 8: 42
Quem – 8:43 até 13:00
Que – 13:01 até 17:17
Relatórios – 17:18 até 23:41
Assista à "Live Horizontes - Princípios da Educação Online", em especial o trecho que vai de 34:24 à 1:03:45.
Vamos pensar o deslocamento da abordagem massiva para aprendizagem em rede e os princípios necessários da Educação On-line.
Assista à "Live Horizontes - Princípios da Educação Online", em especial o trecho que vai de 34:24 à 1:03:45.
Vamos pensar o deslocamento da abordagem massiva para aprendizagem em rede e os princípios necessários da Educação On-line.
Assista à "Live Horizontes - Princípios da Educação Online", em especial o trecho que vai de 34:24 à 1:03:45.
Vamos pensar o deslocamento da abordagem massiva para aprendizagem em rede e os princípios necessários da Educação On-line.
Assista à "Live Horizontes - Princípios da Educação Online", em especial o trecho que vai de 34:24 à 1:03:45.
Vamos pensar o deslocamento da abordagem massiva para aprendizagem em rede e os princípios necessários da Educação On-line.
Assista à "Live Horizontes - Princípios da Educação Online", em especial o trecho que vai de 34:24 à 1:03:45.
Vamos pensar o deslocamento da abordagem massiva para aprendizagem em rede e os princípios necessários da Educação On-line.
Assista à "Live Horizontes - Princípios da Educação Online", em especial o trecho que vai de 34:24 à 1:03:45.
Vamos pensar o deslocamento da abordagem massiva para aprendizagem em rede e os princípios necessários da Educação On-line.